Educação 360: tecnologia é importante para incluir estudante no processo de aprendizagem
A promoção de aulas mais práticas e com foco em uma participação ativa dos alunos foi a escolha da prefeitura de São Paulo para aproximar as escolas do modelo demandado pelos estudantes do século XXI. Foi em uma aula de robótica que um aluno cego desenvolveu, junto com seus colegas, um sensor para que não esbarrasse em outros estudantes durante o recreio. Também nessas aulas, uma estudante com deficiência física programou sua cadeira de rodas para funcionar de maneira mais adaptada às suas atividades cotidianas. Histórias como essas se tornaram frequentes a partir de 2015, quando o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo começou a oferecer cursos que formassem os professores para atuarem com robótica.
A partir das oficinas, professores e alunos ganharam kits de robótica para levar às suas escolas. A iniciativa impulsionou o trabalho de professores da rede que já atuavam desenvolvendo modelos pautados nas novas mídias e hoje já são mais de 600 profissionais levando a nova linguagem para dentro das salas de aula. Atualmente, de 570 escolas municipais, 452 desenvolvem trabalhos relacionados a novas tecnologias.
https://extra.globo.com/noticias/educacao/educacao-360-tecnologia-importante-para-incluir-estudante-no-processo-de-aprendizagem-21677794.html
Painel de Educadores
Regina Gavassa, Gislaine Munhoz, Luci de Mello e Paula Carolei. Cultura Maker, Aprendizagem Investigativa por Desafios e Resolução de Problemas na SME-SP (Brasil): Promovendo Equidade na Educação pela Cultura Maker.Artigo Submetido (pdf)__________________________________________________________
III ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO - ECA/USP - Uma década de Educomuicação
SEMINÁRIO NAS ONDAS DO RÁDIO
CEU ARICANDUVA - 12 DE DEZEMBRO 2011
Cases de Sucesso e projetos parceiros
Comentários
Postar um comentário