Participação em Eventos

Educação 360: tecnologia é importante para incluir estudante no processo de aprendizagem

Mesa: Práticas Pedagógicas


A promoção de aulas mais práticas e com foco em uma participação ativa dos alunos foi a escolha da prefeitura de São Paulo para aproximar as escolas do modelo demandado pelos estudantes do século XXI. Foi em uma aula de robótica que um aluno cego desenvolveu, junto com seus colegas, um sensor para que não esbarrasse em outros estudantes durante o recreio. Também nessas aulas, uma estudante com deficiência física programou sua cadeira de rodas para funcionar de maneira mais adaptada às suas atividades cotidianas. Histórias como essas se tornaram frequentes a partir de 2015, quando o Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo começou a oferecer cursos que formassem os professores para atuarem com robótica.

A partir das oficinas, professores e alunos ganharam kits de robótica para levar às suas escolas. A iniciativa impulsionou o trabalho de professores da rede que já atuavam desenvolvendo modelos pautados nas novas mídias e hoje já são mais de 600 profissionais levando a nova linguagem para dentro das salas de aula. Atualmente, de 570 escolas municipais, 452 desenvolvem trabalhos relacionados a novas tecnologias.

https://extra.globo.com/noticias/educacao/educacao-360-tecnologia-importante-para-incluir-estudante-no-processo-de-aprendizagem-21677794.html

__________________________________________________________

Painel de Educadores 

Regina Gavassa, Gislaine Munhoz, Luci de Mello e Paula Carolei. Cultura Maker, Aprendizagem Investigativa por Desafios e Resolução de Problemas na SME-SP (Brasil): Promovendo Equidade na Educação pela Cultura Maker.Artigo Submetido (pdf)

 
__________________________________________________________

  III ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO - ECA/USP - Uma década de Educomuicação



Dia 3 de dezembro – Manhã     9h00 – 10h30

Painel VI – Gestão de práticas em Educomunicação
Coordenação: Dr. Ricardo Alexino, Licenciatura em Educomunicação
Palestrantes:
• Jornalista Cristiane Parente, do Programa Jornal na Educação da ANJ (Brasília)
• Lucimeire da Silva Martins, ONG Ciranda (Curitiba)
• Jornalista Lilian Romão, Viração Educomunicação
• Profª Regina Gavassa, docente da SME-SP

Secretária do painel: Maria Izabel Leão

O painel analisará as diferentes modalidades de planejamento e execução de Práticas de Educomunicação, contemplando as perspectivas institucionais (o natureza da instituição que oferece o programa), programáticas (tipos de ofertas de formação), pedagógicas (orientação curricular das propostas) e sócio-culturais (resultados obtidos junto aos participantes).

 __________________________________________________________

SEMINÁRIO NAS ONDAS DO RÁDIO


CEU ARICANDUVA - 12 DE DEZEMBRO 2011

15h30: Apresentação de cases "Imprensa Jovem – Agência de Notícias na escola”


A participação dos alunos-repórteres em diversos eventos que acontecem na cidade de São Paulo motivou a presença da apresentação de cases “Imprensa Jovem – Agência de Notícias na escola” nesse evento. Afinal, os conhecidos “laranjinhas” realizam excelente trabalho na divulgação da programação dos eventos e já entrevistaram diversas personalidades brasileiras. Por isso, esse momento tem como foco a divulgação dessas boas práticas, para ampliar a divulgação do que já se realiza nas escolas e, dessa forma, motivar a inauguração de novas equipes Imprensa Jovem na cidade.

Cases de Sucesso e projetos parceiros


Agência de Noticias Imprensa Jovem - Projeto desenvolvido na EMEF Florestan Fernandes é desenvolvido utilizando vários suportes mídiaticos para comunicação na comunidade escolar - Diretor Marivaldo dos Santos Souza

Projeto Agindo para Mudar – Agência de Notícias Imprensa Jovem criado na Sala de Informática e desenvolvidos por alunos monitores da Informática Educativa, da EMEF Henrique Melega, sob coordenação da Professora Regina Gavassa.










Comentários