Cultura digital e currículo da educação infantil é o assunto do 3º episódio da série conversas formativas sobre tecnologia na educação:
Com o intuito de debater o direito de aprendizagem e o papel da tecnologia e das mídias digitais na educação infantil, o terceiro episódio da série de conversas formativas “Tecnologias na educação básica como um direito social e de aprendizagem”, que aconteceu em 26 de novembro, às 16h (horário de Brasília), trouxe a discussão sobre a “Cultura digital e currículo da educação infantil”. A organização foi da Undime em correalização com o Instituto Alana.
O episódio contou com Cristiano Alcântara, diretor da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME – SP); Regina Gavassa, coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME – SP; e Beatriz Ferraz, especialista em políticas para a educação infantil e fundadora da Escola de Educadores. A mediação será de Márcia Aparecida Baldini, presidente da Undime Paraná e Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR.
Guia Robótica Criativa produzido pelo programa Copi Cola.
O programa, iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia - SMIT, visa construir capacidades para inovar através da transferência de conhecimento de servidor para servidor da Prefeitura de São Paulo.Acesse o Guia Robótica Criativa:
https://assets.website-files.com/5e1cc24cda2c730499aca440/5ede4c585ff3f6a10e3f2c05_G_10.pdf
https://assets.website-files.com/5e1cc24cda2c730499aca440/5ede4c5bc77b90e82fe8f612_OP_10.pdf
https://copicola.prefeitura.sp.gov.br/videos/robotica.mp4
https://copicola.prefeitura.sp.gov.br/.../10_guia...______________________________________________________________________________________
Acesse o Guia Robótica Criativa:
https://assets.website-files.com/5e1cc24cda2c730499aca440/5ede4c585ff3f6a10e3f2c05_G_10.pdf
https://assets.website-files.com/5e1cc24cda2c730499aca440/5ede4c5bc77b90e82fe8f612_OP_10.pdf
https://copicola.prefeitura.sp.gov.br/videos/robotica.mp4
1ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa
Lets Go Festival
Hackaton - Educação 4.0 : Transformando a Experiência de Aprendizagem por meio da Tecnologia.
Participação como Mentora e Palestrante no Hackaton - Desafio: Educação 4.0, que teve como objetivos e soluções alcançadas:
- Promover um ambiente de inovação e colaboração entre a comunidade acadêmica, profissionais de educação e pesquisadores;
- Incentivar a integração da tecnologia e da academia com as reais necessidades e demandas do mercado 4.0;
- Fomentar o ecossistema educacional para desenvolvimento da Educação 4.0 e
- Desenvolver cultura de empreendedorismo de oportunidade.
_________________________________________________________________________
Educação 360º
Participação no Evento Educação 360º - Rio de Janeiro - 2017 - promovido pelos Jornais O Globo e Extra. Encontro internacional que reuniu pessoas que vivenciam e pensam a educação sob diferentes e novos pontos de vista e põem em prática iniciativas transformadoras.
http://www.futuraplay.org/video/educacao-360-regina-gavassa/377064/
_________________________________________________________________________
Publicações APB Educom
http://www.abpeducom.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Livro-Educom-pagina-a-pagina.pdf
https://issuu.com/abpeducom/docs/livro_educom_-_paginas_em_sequencia
_________________________________________________________________________
Participação da 7ª Edição do Conecte-C
Como criar ambientes que estimulem a adoção de novas práticas pedagógicas!
http://porvir.org/troca-de-laboratorio-de-informatica-por-espaco-criativo-demanda-mais-dinheiro/
Publicações APB Educom
EDUCOMUNICAÇÃO E ALFABETIZAÇAO MIDIÁTICA: CONCEITOS, PRÁTICAS E INTERLOCUÇÕES
Organização: Ismar de Oliveira Soares, Claudemir Viana e Jurema Brasil Xavier
https://issuu.com/abpeducom/docs/livro_4-_final
Especial Mão na Massa - PORVIR
O especial Mão na Massa foi produzido em 2016 a partir de um Workshop com professores e especialistas em educação, que discutiram sobre o conceito de educação maker, ou hands-on, entre divergências e convergências sobre o conceito houve um grande consenso de que as atividades práticas devem envolver trabalho coletivo, estimular a criatividade e desenvolver a empatia, além de obedecer a princípios que estimulam a autonomia e o potencial inventivo, colocando o aluno no centro de seu processo de aprendizado. Vale conferir o resultado.
_________________________________________________________________________
1a. Conferência FabLearn Brasil - Promovendo Equidade na Educação pelo Movimento Maker 9 e 10 de setembro de 2016 São Paulo, Brasil
Painel de Educadores
Ações como Coordenadora do Núcleo de Informática Educativa da SME (2015-2016), podem ser vistas no Portal da Secretaria Municipal de Educação.
V Encontro Educomunicação APBEducom 2014
Participação no Painel 18 - Alfabetização Midiática na Perspectiva da Educomunicação.Artigo: A produção de Mídia na Escola: Espaços de Colaboração
Participação da concepção da plataforma virtual aberta de Educação Financeira para Educadores.
"A Plataforma apresenta os materiais elaborados e disponibiliza todo seu conteúdo para download de forma gratuita, possibilitando que o educador escolha baixar os livros – do aluno e do professor – na íntegra ou por temas, conforme sua necessidade. Os conhecimentos adquiridos com este material podem ainda favorecer a transmissão do aprendizado pelos jovens a seus familiares, além de ajudá-los a conquistar sonhos individuais e coletivos e a protagonizar suas trajetórias de vida.
Ciclo Autoral e o Trabalho Colaborativo de Autoria - TCA
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME/SPO Ciclo Autoral abrange o 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta etapa é dada ênfase ao desenvolvimento da construção do conhecimento, considerando o manejo apropriado das diferentes linguagens. Ao final deste ciclo, o educando deve apresentar um Trabalho Colaborativo de Autoria que resulte em uma intervenção social.
Participação no Vídeo que apresenta o projeto para a Rede Municipal.
Video Curto:
Video Completo:
_____________
III ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO - ECA/USP - Uma década de Educomuicação

SEMINÁRIO NAS ONDAS DO RÁDIO
CEU ARICANDUVA - 12 DE DEZEMBRO 2011
Cases de Sucesso e projetos parceiros

_________________________________________________________________________

No dia 08 de fevereiro 2009 a equipe do Projeto Agindo para Mudar, sob minha coordenação, que trabalha com a produção de Mídias - Blog, Rádio e Jornal Mural (Imprensa jovem da EMEF Professor Henrique Mélega) fez a cobertura jornalística da Campus Party que aconteceu no Anhembi. Além da cobertura jornalística, esses alunos entre 11 e 15 anos, foram responsáveis pela publicação de um artigo no Diário Oficial do Município de São Paulo sobre o que aconteceu naquele dia.
O resultado do trabalho pode ser conferido no twitter (@alunoreporter) e nos blogs http://www.noarimprensajovem.blogspot.com/ e http://www.agindoparamudar2009.blogspot.com/

Depoimento sobre o curso Mìdias na Educação - Falando sobre a monografia apresentada:

_________________________________________________________________________
PROJETO "NOSSA ESCOLA TEM HISTÓRIA"
"Nossa Escola tem História" foi um projeto que participei com os alunos Monitores em 2008. Esse projeto foi uma parceria da SME - Secretaria Municipal de Educação com o Educarede e o Museu da Pessoa.Minha História: O dilema do sim ou não


PUBLICAÇÃO DE LIVRO COLABORATIVO
![]() |
Adicionar legenda |
PROJETO SOMOS MÉLEGA Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega - ppt carregar