Webfólio

Cultura digital e currículo da educação infantil é o assunto do 3º episódio da série conversas formativas sobre tecnologia na educação:


Com o intuito de debater o direito de aprendizagem e o papel da tecnologia e das mídias digitais na educação infantil, o terceiro episódio da série de conversas formativas “Tecnologias na educação básica como um direito social e de aprendizagem”,  que aconteceu em 26 de novembro, às 16h (horário de Brasília), trouxe  a discussão sobre a “Cultura digital e currículo da educação infantil”. A organização foi  da Undime em correalização com o Instituto Alana.

O episódio contou com Cristiano Alcântara, diretor da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME – SP); Regina Gavassa, coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Aprendizagem da SME – SP; e Beatriz Ferraz, especialista em políticas para a educação infantil e fundadora da Escola de Educadores. A mediação será de Márcia Aparecida Baldini, presidente da Undime Paraná e Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR.




Guia Robótica Criativa produzido pelo programa Copi Cola.

O programa, iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia - SMIT, visa construir capacidades para inovar através da transferência de conhecimento de servidor para servidor da Prefeitura de São Paulo.

Acesse o Guia Robótica Criativa:
https://assets.website-files.com/5e1cc24cda2c730499aca440/5ede4c585ff3f6a10e3f2c05_G_10.pdf
https://assets.website-files.com/5e1cc24cda2c730499aca440/5ede4c5bc77b90e82fe8f612_OP_10.pdf 
https://copicola.prefeitura.sp.gov.br/videos/robotica.mp4

https://copicola.prefeitura.sp.gov.br/.../10_guia...

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1ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa

Lets Go Festival


Em novembro/2018, duas oportunidades para aprender e compartilhar ações da Secretaria Municipal de Educação e dos Educadores da Rede Publica.

No Festival de Inovação - Lets Go Festival, pudemos apresentar a JAM de Robótica (maratona de 1 dia: https://lnkd.in/dAjF-Fe ) , como estratégia de Implantação da Robótica na Rede, a participação como mentora no Hackaton Educação 4.0 ( https://lnkd.in/dJMtriF ) e uma experiência com uso da micro:bit na Escola Guimarães Rosa, realizada pela Professora Maria Helena Pereira. ( https://lnkd.in/dgHj2e8 ).

Na 1ª Conferência de Aprendizagem Criativa, numa roda de conversa pudemos falar sobre a experiência , que está em andamento, de implantação de 3 Laboratórios de Educação Digital, Experimentação e Aprendizagem - LED na Rede Publica. Um piloto que já tem inspirado algumas escolas e que nos ajudará entender como a aprendizagem pelo fazer pode ampliar aprendizagens e como escalar esta iniciativa atendendo de fato as necessidades da escola.


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Hackaton - Educação 4.0 : Transformando a Experiência de Aprendizagem por meio da Tecnologia.

Participação como Mentora e Palestrante no Hackaton - Desafio: Educação 4.0, que teve como objetivos e soluções alcançadas:
  • Promover um ambiente de inovação e colaboração entre a comunidade acadêmica, profissionais de educação e pesquisadores;
  • Incentivar a integração da tecnologia e da academia com as reais necessidades e demandas do mercado 4.0;
  • Fomentar o ecossistema educacional para desenvolvimento da Educação 4.0 e 
  • Desenvolver cultura de empreendedorismo de oportunidade.




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Educação 360º


Participação no Evento Educação 360º - Rio de Janeiro - 2017 -  promovido pelos Jornais O Globo e Extra. Encontro internacional que reuniu pessoas que vivenciam e pensam a educação sob diferentes e novos pontos de vista e põem em prática iniciativas transformadoras.

http://www.futuraplay.org/video/educacao-360-regina-gavassa/377064/


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Publicações APB Educom 

 Livro: Educomunicação e suas áreas de intervenção: Novos paradigmas  par o Diálogo intercultural.

Artigo: Cultura Maker, Aprendizagem Investigativa por Desafios e Resolução de Problemas na Secretaria Municipal do Estado de São Paulo (Brasil) - Regina Célia Fortuna Broti Gavassa pag. 662.

http://www.abpeducom.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Livro-Educom-pagina-a-pagina.pdf

https://issuu.com/abpeducom/docs/livro_educom_-_paginas_em_sequencia

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Participação da 7ª Edição do Conecte-C  

Como criar ambientes que estimulem a adoção de novas práticas pedagógicas!

http://porvir.org/troca-de-laboratorio-de-informatica-por-espaco-criativo-demanda-mais-dinheiro/ 

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Publicações APB Educom 

EDUCOMUNICAÇÃO E ALFABETIZAÇAO MIDIÁTICA: CONCEITOS, PRÁTICAS E INTERLOCUÇÕES

Organização: Ismar de Oliveira Soares, Claudemir Viana e Jurema Brasil Xavier


Artigo Publicado: A produção de Mídia na Escola: Espaços de Colaboração
Página 71. 




https://issuu.com/abpeducom/docs/livro_4-_final 
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Especial Mão na Massa - PORVIR 

 O especial Mão na Massa  foi produzido em 2016 a partir de um Workshop com professores e especialistas em educação, que discutiram sobre o conceito de  educação maker, ou hands-on, entre divergências e convergências sobre o conceito houve um grande consenso de que as atividades práticas devem envolver trabalho coletivo, estimular a criatividade e desenvolver a empatia, além de obedecer a princípios que estimulam a autonomia e o potencial inventivo, colocando o aluno no centro de seu processo de aprendizado. Vale conferir o resultado.


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1a. Conferência FabLearn Brasil - Promovendo Equidade na Educação pelo Movimento Maker       9 e 10 de setembro de 2016   São Paulo, Brasil

Painel de Educadores 


Regina Gavassa, Gislaine Munhoz, Luci de Mello e Paula Carolei. Cultura Maker, Aprendizagem Investigativa por Desafios e Resolução de Problemas na SME-SP (Brasil): Promovendo Equidade na Educação pela Cultura Maker.Artigo Submetido (pdf)

  

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Informática Educativa SME

Ações como Coordenadora do Núcleo de Informática Educativa da SME (2015-2016), podem ser vistas no Portal da Secretaria Municipal de Educação.


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V Encontro Educomunicação APBEducom 2014 

Participação no Painel 18 - Alfabetização Midiática na Perspectiva da Educomunicação.
Artigo:  A produção de Mídia na Escola: Espaços de Colaboração 




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Design Thinking




Participação da concepção da plataforma virtual aberta de Educação Financeira para Educadores.
"A Plataforma apresenta os materiais elaborados e disponibiliza todo seu conteúdo para download de forma gratuita, possibilitando que o educador escolha baixar os livros – do aluno e do professor – na íntegra ou por temas, conforme sua necessidade. Os conhecimentos adquiridos com este material podem ainda favorecer a transmissão do aprendizado pelos jovens a seus familiares, além de ajudá-los a conquistar sonhos individuais e coletivos e a protagonizar suas trajetórias de vida.
Para construir a plataforma em um formato compatível com a linguagem digital, a AEF-Brasil reuniu educadoras participantes da experiência piloto do Programa, além de profissionais especialistas em educação na cultura digital." (texto Programa Educação Financeira nas Escolas)
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Ciclo Autoral e o Trabalho Colaborativo de Autoria - TCA

Secretaria Municipal de Educação  de São Paulo - SME/SP

O Ciclo Autoral abrange o 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta etapa é dada ênfase ao desenvolvimento da construção do conhecimento, considerando o manejo apropriado das diferentes linguagens. Ao final deste ciclo, o educando deve apresentar um Trabalho Colaborativo de Autoria que resulte em uma intervenção social.
Participação no Vídeo que apresenta o projeto para a Rede Municipal.

Video Curto:


Video Completo: 



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 III ENCONTRO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO - ECA/USP - Uma década de Educomuicação



Dia 3 de dezembro – Manhã     9h00 – 10h30

Painel VI – Gestão de práticas em Educomunicação
Coordenação: Dr. Ricardo Alexino, Licenciatura em Educomunicação
Palestrantes:
• Jornalista Cristiane Parente, do Programa Jornal na Educação da ANJ (Brasília)
• Lucimeire da Silva Martins, ONG Ciranda (Curitiba)
• Jornalista Lilian Romão, Viração Educomunicação
• Profª Regina Gavassa, docente da SME-SP

Secretária do painel: Maria Izabel Leão

O painel analisará as diferentes modalidades de planejamento e execução de Práticas de Educomunicação, contemplando as perspectivas institucionais (o natureza da instituição que oferece o programa), programáticas (tipos de ofertas de formação), pedagógicas (orientação curricular das propostas) e sócio-culturais (resultados obtidos junto aos participantes).

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SEMINÁRIO NAS ONDAS DO RÁDIO


CEU ARICANDUVA - 12 DE DEZEMBRO 2011

15h30: Apresentação de cases "Imprensa Jovem – Agência de Notícias na escola”


A participação dos alunos-repórteres em diversos eventos que acontecem na cidade de São Paulo motivou a presença da apresentação de cases “Imprensa Jovem – Agência de Notícias na escola” nesse evento. Afinal, os conhecidos “laranjinhas” realizam excelente trabalho na divulgação da programação dos eventos e já entrevistaram diversas personalidades brasileiras. Por isso, esse momento tem como foco a divulgação dessas boas práticas, para ampliar a divulgação do que já se realiza nas escolas e, dessa forma, motivar a inauguração de novas equipes Imprensa Jovem na cidade.

Cases de Sucesso e projetos parceiros


Agência de Noticias Imprensa Jovem - Projeto desenvolvido na EMEF Florestan Fernandes é desenvolvido utilizando vários suportes mídiaticos para comunicação na comunidade escolar - Diretor Marivaldo dos Santos Souza

Projeto Agindo para Mudar – Agência de Notícias Imprensa Jovem criado na Sala de Informática e desenvolvidos por alunos monitores da Informática Educativa, da EMEF Henrique Melega, sob coordenação da Professora Regina Gavassa.


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TV Gazeta apresenta reportagem com Imprensa Jovem - Projeto Agindo para Mudar:

No dia 08 de fevereiro 2009  a equipe do Projeto Agindo para Mudar, sob minha coordenação, que trabalha  com a produção de Mídias -  Blog,  Rádio e Jornal Mural (Imprensa jovem da EMEF Professor Henrique Mélega) fez a cobertura jornalística da Campus Party que aconteceu no Anhembi.  Além da cobertura jornalística, esses alunos entre 11 e 15 anos, foram responsáveis pela publicação de um artigo no Diário Oficial do Município de São Paulo sobre o que aconteceu naquele dia.

Foi um verdadeiro trabalho colaborativo, enquanto alguns saiam para cobrir a pauta pré-organizada, outros passeavam pelo espaço em busca de novidades, ao mesmo tempo em que outra equipe publicava nas redes sociais. Fomos acompanhados por uma equipe de reporteres da TV Gazeta que mostrou na reportagem um pouco sobre como é o trabalho da "Impresa Jovem" um programa da Prefeitura do Município de São Paulo:



O resultado do trabalho pode ser conferido  no twitter (@alunoreporter) e nos blogs http://www.noarimprensajovem.blogspot.com/ e http://www.agindoparamudar2009.blogspot.com/

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Depoimento sobre o curso Mìdias na Educação - Falando sobre a monografia apresentada:




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PROJETO "NOSSA ESCOLA TEM HISTÓRIA"

"Nossa Escola tem História"  foi um projeto que participei com os alunos Monitores em 2008. Esse projeto foi uma parceria da SME - Secretaria Municipal de Educação com o Educarede e o Museu da Pessoa.
Teve como objetivo o fortalecimento da identidade de grupo de educandos e educadores a partir da valorização de suas memórias. Neste sentido, as escolas trabalharam com as histórias de vida de alunos e funcionários que depois de publicadas na  Comunidade do Educarede e no Museu da Pessoa geraram  livros virtuais e encadernados com as Histórias divididas por Diretorias Regionais de Ensino.
Foi um projeto que fortaleceu  os laços afetivos entre alunos e professores principalmente monitores e POIE (Professor Orientador de Informática Educativa), as pessoas sentiram-se realmente valorizadas, trouxe o trabalho colaborativo e o uso da internet de forma muito bem aplicada.
O projeto terminou mas as memórias continuam bem vivas e o Museu da Pessoa faz isso muito bem. Sempre na página principal, coloca uma das Histórias publicadas para serem relembradas.

Minha História:   O dilema do sim ou não

O Livro virtual que mostra como foi o trabalho pode ser visto no site do Educarede






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PUBLICAÇÃO DE LIVRO COLABORATIVO

O Caderno de Orientações Didáticas: Ler e Escrever – Tecnologias na Educação, adotado na rede pública municipal de ensino de São Paulo, foi produzido colaborativamente na comunidade virtual "Educarede Ler e Escrever - Tecnologias na Educação."
Realizado em 2006, apresenta 26 propostas de atividades utilizando a Internet, recursos audiovisuais e outras linguagens. A publicação envolveu o EducaRede, a equipe da Área de Tecnologias da Secretaria Municipal de Educação / DOT (Diretoria de Orientação Técnica) e Professores Orientadores de Informática Educativa (POIEs). Eu tive o privilégio de ser uma das colaboradoras e pude compartilhar da experiência de uma grande equipe de professores engajados no uso da tecnologia na escola.
Quem desejar conhecer o conteúdo do caderno basta clicar no link abaixo e baixá-lo.
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PROJETO SOMOS MÉLEGA Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega - ppt carregar