A Cidade de São Paulo é a primeira a ter um Currículo específico de Tecnologias a favor da aprendizagem.


A proposta curricular de Tecnologias para Aprendizagem para a Cidade de São Paulo, elaborada em 2017, foi construída por meio de uma metodologia participativa e colaborativa, com a criação de Grupo de Trabalho (GT) composto por Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE), membros das Diretorias Regionais de Educação\Divisão Pedagógica\Tecnologias para Aprendizagens, equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), supervisores de ensino convidados e assessoria de especialistas, que se reuniram periodicamente.

Com um inédito Eixo Digital que aborda programação, letramento digital, ética e cidadania para estudantes de 6 a 14 anos, o  desenvolvimento do pensamento Computacional no Currículo da Cidade está para além de aprender apenas a programar, mas utilizar-se de parte do processo de programação como meio de expressão do pensamento, participação social, inclusão digital, desenvolver a criatividade, prototipar e criar coisas de forma a manter e impulsionar a criatividade e as próprias ideias na solução de problemas. Tirar os estudantes do status de consumidor para produtor no uso de tecnologias incluindo saber como se comunicar e se preservar no uso de redes digitais de comunicação.  


Nas metodologias sugeridas estão possibilidades de proporcionar momentos em que as crianças se descubram capazes de participar de forma ativa no processo de aprender, potencializem seus talentos, expressem seus pensamentos a respeito de situações reais, que inventem soluções a partir de suas próprias invenções, que possam expor suas ideias a partir de apresentações. No exercício da criatividade, colaboração e expressão, surgem soluções simples a problemas diversos e comuns. Desenvolvimento de competências que podem transformar realidades e refletir em escolhas conscientes e necessárias promovendo e assegurando o desenvolvimento sustentável e melhorias para a própria vida.  

O Currículo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, da qual tenho orgulho de fazer parte, é um Recurso Educacional Aberto (REA), que pode ser utilizado por outras secretarias de educação ou qualquer outra instituição ou indivíduo interessado. Está disponibilizado no Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e possui uma plataforma  com materiais de consulta, inspiração e aplicação em sala de aula. 




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