A Cidade de São Paulo é a primeira a ter um Currículo específico de Tecnologias a favor da aprendizagem.

Com um inédito Eixo Digital que aborda programação, letramento digital, ética e cidadania para estudantes de 6 a 14 anos, o desenvolvimento do pensamento Computacional no Currículo da Cidade está para além de aprender apenas a programar, mas utilizar-se de parte do processo de programação como meio de expressão do pensamento, participação social, inclusão digital, desenvolver a criatividade, prototipar e criar coisas de forma a manter e impulsionar a criatividade e as próprias ideias na solução de problemas. Tirar os estudantes do status de consumidor para produtor no uso de tecnologias incluindo saber como se comunicar e se preservar no uso de redes digitais de comunicação.
Nas metodologias sugeridas estão
possibilidades de proporcionar momentos em que as crianças se descubram capazes
de participar de forma ativa no processo de aprender, potencializem seus
talentos, expressem seus pensamentos a respeito de situações reais, que
inventem soluções a partir de suas próprias invenções, que possam expor suas
ideias a partir de apresentações. No exercício da criatividade, colaboração e
expressão, surgem soluções simples a problemas diversos e comuns.
Desenvolvimento de competências que podem transformar realidades e refletir em escolhas
conscientes e necessárias promovendo e assegurando o desenvolvimento
sustentável e melhorias para a própria vida.
O Currículo elaborado pela Secretaria
Municipal de Educação de São Paulo, da qual tenho orgulho de fazer parte, é um Recurso Educacional Aberto (REA), que
pode ser utilizado por outras secretarias de educação ou qualquer outra
instituição ou indivíduo interessado. Está disponibilizado no
Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e possui uma plataforma com materiais de consulta,
inspiração e aplicação em sala de aula.
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